* Felicidade é ...



"A felicidade para mim consiste em gozar de boa saúde, em dormir sem medo e acordar sem angústia."
Françoise Sagan
Felicidade hoje é diferente do que era ontem, que era onteontem. Para os gregos, a satisfação se dava muito mais nos campos das discussões filosóficas, de arte, política e esporte, e menos na relação econômica. Na Idade Média, a felicidade estava voltada aos aspectos religiosos e espirituais (estado a ser alcançado na outra vida). Foi no Iluminismo, no século 18, que as pessoas começaram a associar a felicidade ao desenvolvimento econômico com a ideia de progresso associado ao tecnicismo, à ciência, ao racionalismo. A partir dessa época, começou-se a pensar que o progresso econômico traria bem -estar.
- até certo ponto o progresso se justifica. Você leva em conta necessidades permanentes - argumenta o economista e professor de História do Pensamento Econômico, Eduardo Giannetti. mas, de lá para cá, o aspecto econômico ganhou proporções tão irrefreadas que o conceito de felicidade ganhou status de "ter".
Voltar a compreeder o aspecto econômico como parte de um todo e não como o fim para ser feliz é, na opinião de Giannetti, "um amadurecimento que só virá com a conscientização da grave perda ambiental"
Giannetti inclui a questão ambiental para dizer que, dentro de um conceito capitalista, com produção e consumo exacernados, o meio ambiente fica gravemente desgatado, prejudicando a nós mesmos, como num ciclo vicioso.
Autor de um livro chamado Felicidade - no qual trata do tema a partir do Iluminismo e suas promessas de felicidade que trariamo Progresso nas Ciências e nas Artes - Giannetti é a favor de pensarmos se o caminho que estamos trilhando caminha a favor ou contra a felicidade.
Lá no século 19, felicidade era um tema muito bem quisto pelos economistas. No século 20, devido ao crescimento da preocupação com a aquisição, o item felicidade foi sendo deixado de lado. Até que, no fim do século, o assunto voltou à pauta.
Sabe por que Giannetti diz isso? porque temos dificuldades em nos livrar - ou ao menos dosar - das atuais necessidades que criamos. São os tais bens materiais que, segundo palavras de Giannetti, nos ajudam a ser socialmente respeitados e estimados. porém, demandam tempo e labuta. E voce tem feito algo prol da sua felicidade?
Por Ana Paula Bandeira
Fonte: Jornal Diário Catarinense pag.8 DONNA- 2 de Janeiro 2011

Nenhum comentário: