* Duvidar, Escolher e Aprender



"A dúvida é a escola da verdade"

Francis Bacon



O Benefício da dúvida é dado a quem se propõe a pensar sobre os fatos, as pessoas, a vida e não apenas a aceitar as coisas como elas são. Ainda assim, mesmo que a postura seja de um certo conforminmo, ela deve ser fundamentada, deve ser resultado de alguma reflexão enfim, fruto de uma decisão conciente.

A dúvida não precisa estar relacionada à fé em um Deus ou não a doutrina de uma religião. Ela é mais íntima, diz respeito à portura do ser humano. É a força motriz que faz o homem tomar este ou aquele caminho em detrimento de outro.

Mas duvidar também pode ser transformar num ato de pura descrença, de questionar tudo e não acreditar em nada. E isso est's relacionado às pessoas também.

Afinal, quem não se sente desanimado ao constatar o que um homem é capaz de fazer em busc de dinheiro, poder, influência? imediatamente, pensamos se vale a pena lutar por sentimentos puros, princípios pessoais e por valores espirituais num mundo tão conturbado e tomado de interesses escuros como o que vivemos. Infelismente, o ser humano decepciona o outro em sua imperfeição. Desde políticos, como estes a que assistimos na crise politica em que o Brasil mergulhou, até pessoas bem próximas de nós podem seguir caminhos bastante diferentes daqueles que julgamos ideais. Elas escolheram. Têm o livre arbítrio e fizerem uso dele.

E acredito que essa seja a missão individual de cada um de nós. Duvidar do que já está pronto, do senso comum, às vezes até remar contra a maré, mais jamais perder de vista os princípios sobre os quais foram erguidos seu caráter e sua personalidade. Eles são o que de mais precioso alguém pode ter, independente da crença ou da convicção religiosa. Enfim, busque aprender com cada situação na vida e tire algo de bom para levar consigo.

Por Thaise Rodrigues

Revista Vida & Religião ed. 06 ano 1

foto :www.meme.yahoo.com/diane_oliver/10/

Nenhum comentário: